Sugestão de Produção de Texto com Base em Esquemas

Sugestão de Produção de Texto com Base em Esquemas

Esquema Básico da Dissertação

        1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 }  INTRODUÇÃO

        2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1
  3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2     } DESENVOLVIMENTO

        4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
       
  5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.} CONCLUSÃO.
Exemplo:
TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
Por Quê?
·         arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
·         arg. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
·         arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Texto definitivo
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio.
Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
Se vocês seguirem a orientação dada pelo esquema, desde o 1º parágrafo, verão que não há como se perder na redação, nem fazer a introdução maior que o desenvolvimento, já que a introdução apresenta, de forma embrionária, o que será desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a conclusão sempre retoma a ideia apresentada na introdução, reafirmando-a, apresentando propostas, soluções para o caso apresentado. Com essa noção clara, de estrutura de texto, também é possível melhorar o seu desempenho nas provas de compreensão e interpretação de textos.
EXERCÍCIOS:
1. Faça os seguintes exercícios para que você possa perceber se compreendeu bem o modelo de dissertação acima.
a) indique quais são os parágrafos da INTRODUÇÃO ,DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO;
b) no primeiro parágrafo aponte o tema; trancreva os argumento 1 ,2 e 3;
c) assinale o parágrafo que está o desenvolvimento do argumento 1;
d) aponte o parágrafo em que está o desenvolvimento do argumento2;
e) localize o parágrafo no qual está desenvolvimento do argumento 3;
f) no último parágrafo,aponte: a expressão inicial;o trecho onde se encontra a reafirmação do tema; e, por fim , a observação final.

ALGUMAS ESTRATÉGIAS TEXTUAIS
ANÁLISE DO TEXTO

Terra: Uma preocupação constante
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. Assim, existem populações imersas em completa miséria e a paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais. Além disso, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos– encontra-se legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vê-se com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Nestas últimas décadas, tem-se assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocam grande extermínio. Nos dias atuais, testemunha-se conflito na antiga Iugoslávia, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de algumas pessoas, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas do rio. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, a população é levada a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os grandes problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. Dessa forma, é desejo de todos que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para poder suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
 Faça agora o seguinte exercício:

a) indique quais são os parágrafos de  introdução, desenvolvimento e conclusão;

b) no primeiro parágrafo, aponte o tema; transcreva os argumentos 1, 2, 3;

c) assinale em que parágrafo está o desenvolvimento do argumento 1;

d) aponte o parágrafo em que está desenvolvido o argumento 2;

e) localize o parágrafo no qual se encontra o desenvolvimento do argumento 3;

f) no último parágrafo, aponte: a expressão inicial; o trecho onde se encontra a reafirmação do tema; e, por fim, a observação final.

A DISSERTAÇÃO – DIFERENCIAÇÃO ENTRE TEMA E TÍTULO

                                                                                  ( Prof: Vanessa F. Tavares)
  1- TÍTULOO jovem e a política

      TEMAUltimamente temos notado um enorme interesse dos jovens em participar da vida política desta nação.
2- TÌTULO A cidade e seus problemas

     TEMA A cidade de São Paulo enfrente atualmente grandes problemas
3- TÌTULO – A importância da Península Arábica

     TEMA – Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo consome sai desta região.

4- TÌTULO – As contradições na era da comunicação

     TEMA – Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só.
SUGESTÃO DE EXERCÍCIOS

1-       Redija títulos possíveis para cada um dos temas sugeridos abaixo:

a)       Alguns segmentos da produção agrícola voltam-se atualmente para o mercado externo, alcançando considerável sucesso.
b)       Os conflitos que ocorrem entre judeus e algumas nações da Península Arábica contribuem para abalar a mais frágil estabilidade daquela região.
c)       Neste país  seria necessário que aprovassem  a alfabetização de adultos, para que eles se sentissem mais integrados à comunidade.
d)       Os movimentos grevistas são fruto da insatisfação de uma grande parcela de nossos trabalhadores.
e)       A construção de uma sociedade democrática é dever de todo cidadão brasileiro.
2-       Redija temas possíveis para títulos sugeridos abaixo. Não se esqueça de que os temas devem constituir orações completas, ou seja, deve incluir aos menos um verbo.

a)       O vestibular e o despreparo da maioria dos jovens.  
b)       A importância do lazer.
c)       O trabalho e a realização pessoal.                                       
d)        Nossa nação e a dívida externa.



2° ANO


Ao lermos um texto, observamos que há um narrador, que é quem conta o fato. Esse locutor ou narrador pode introduzir outras vozes no texto para auxiliar a narrativa.

Para fazer a introdução dessas outras vozes no texto, a voz principal ou privilegiada, o narrador, usa o que chamamos de discurso. O que vem a ser discurso dentro do texto? Discurso é a forma como as falas são inseridas na narrativa.

O discurso pode ser classificado em: direto, indireto e indireto livre.

Discurso direto: reproduz fiel e literalmente algo dito por alguém. Um bom exemplo de discurso direto são as citações ou transcrições exatas da declaração de alguém.

- Primeira pessoa (eu, nós) – é o narrador quem fala, usando aspas ou travessões para demarcar que está reproduzindo a fala de outra pessoa.

Exemplo de discurso direto: “Não gosto disso” – disse a menina em tom zangado.

Discurso indireto: o narrador, usando suas próprias palavras, conta o que foi dito por outra pessoa. Temos então uma mistura de vozes, pois as falas dos personagens passam pela elaboração da fala do narrador.

- Terceira pessoa - ele(s), ela(s) – O narrador só usa sua própria voz, o que foi dito pela personagem passa pela elaboração do narrador. Não há uma pontuação específica que marque o discurso indireto.

Exemplo de discurso indireto: A menina disse em tom zangado, que não gostava daquilo.

Discurso indireto livre: É um discurso misto onde há uma maior liberdade, o narrador insere a fala do personagem de forma sutil, sem fazer uso das marcas do discurso direto. É necessário que se tenha atenção para não confundir a fala do narrador com a fala do personagem, pois esta surge de repente em meio a fala do narrador.

Exemplo de discurso indireto livre: A menina perambulava pela sala irritada e zangada. Eu não gosto disso! E parecia que ninguém a ouvia.

Tempo Verbal:
O tempo verbal também é fator determinante dos discursos. O discurso indireto estará sempre no passado em relação ao discurso direto.

Discurso direto - tempos verbais
Presente do indicativo: “Não gosto disso” – diz a menina em tom zangado.
Pretérito perfeito do indicativo: “Não gostei disso” – disse a menina em tom zangado.
Futuro do indicativo: “Não gostarei disso” – disse a menina em tom zangado.
Imperativo: - Vista o agasalho, meu filho.

Discurso Indireto – tempos verbais
Pretérito imperfeito do indicativo: A menina afirmou que estava zangada.
Pretérito-mais-que-perfeito do indicativo: A menina afirmou que estivera zangada (composto – A menina afirmou que tinha estado zangada)
Futuro do pretérito : A menina disse que estaria zangada.
Pretérito imperfeito do subjuntivo: A mãe recomendou-lhe que vestisse o agasalho.

Essa é  a  base  dos Tipos de Discurso existentes  em um texto.

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/dicas-de-redacao.html

http://www.simplesmenteportugues.com.br/2009/11/tipos-de-discurso-direto-indireto-e.html
http://www.algosobre.com.br/redacao/como-construir-um-texto-dissertativo.html

http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/estrutura-texto-dissertativo.htm